Este projeto consistiu no desdobramentos da identidade visual da Bienal do Livro 2019 em diversos materiais impressos. A ideia era fazer algo diferente do que estava sendo executado até então, uma proposta mais jovem e chamativa. Assim, foram criados galhardetes com um corte diferenciado, acabamentos refinados nos impressos e muita cor!
No Book de Fechamento, que tinha um alto orçamento por ser distribuído para pessoas selecionadas, optei por trabalhar bastante as cores da identidade visual e trazer esta proposta alegre da festa do livro. Como acabamento escolhi uma luva numa cor mais neutra, que ao puxar o book fosse possível ter essa explosão de cores surpresa. O miolo contou com uma grande diversidade de fotos do evento, tanto ocupando páginas duplas ou dentro dos formatos de pipa.
No projeto gráfico para o Tablóide da Bienal havia uma limitação de cor pela impressão do miolo ser em preto, então optei por trabalhar com opacidades diferentes para dar deixar o projeto visualmente mais interessante. Para dar um contraste maior com o P&B deixei a capa com um fundo amarelo, diferente dos outros materiais, para trazer pelo menos na capa todas as cores da identidade.
Abertura
Abertura
Mapa do evento
Mapa do evento
Programação oficial
Programação oficial
Programa Oficial foi layoutado a partir do conteúdo do Tablóide, mas mais conciso, por ter sido distribuído somente para convidados. Devido a sua diferenciação, optei por um acabamento em soft touch para transmitir essa imagem diferenciada e trouxe um verniz no logo e nas pipas com informações para destacar ambos, ficando um contraste interessante entre o fosco e o brilhoso.
Devido a natureza do convite, o qual seria enviado para convidados importantes na cerimônia de inauguração, escolhi acabamentos que tornassem a peça bem atrativa. Aqui também optei pela aveludada laminação soft touch, o que influenciou no layout pela necessidade de pôr o verso claro para não haver marcas perceptíveis de mão, e para dar um destaque sutil coloquei verniz localizado em linhas com formato de pipa no mesmo tom do BG do verso, dando um brilho discreto ao movimentar o convite. Também dei a mesma solução anterior colocando verniz nas pipas coloridas com informações e no logotipo.
O pedido do cliente para o moleskine e a ecobag do evento foi colocar somente o logo por termos um prazo curtíssimo, mas tentei entregar algo um pouco mais bacana apesar do prazo. Uma solução simples, rápida, mas que funcionou e o cliente gostou bastante. 
Para as redes sociais tive a oportunidade de criar o KV das peças que seriam seguidas pelo designer, seleção de fotografias e layouts de posts no geral. Foi possível, portanto, ter o primeiro contato com a ID da Bienal.
Impressos [Agência: Crama Design Estratégico / D.A.: Nathalia Bernardes / D.C.: Bruno Valentim]
Redes Sociais [ Agência: Café das 4 / D.A.: Nathalia Bernardes / D.C.: N/A ]
Voltar